Monday, March 1, 2010

Squadra, HandProt, Congado & cia ltda.

Pessoal,

tenho recebido um grande números de comentários e reclamações de usuários de sistemas mais antigos escritos em Delphi usando proteção do HandProt da Squadra, cujos desenvolvedores sumiram no mundo, deixando os usuários a ver navios, principalmente sem poder mudar de computador, uma vez que o HandProt não deixa instalar mais do que um certo número de vezes.

Well, como escrevi num outro texto aqui, a proteção do SystemBuilder (pacotes de componentes para desenvolvimento Delphi) é moleza de quebrar, para quem tem a versão trial. Se alguém precisar, me escreva que eu ensino.

Já o HandProt, eu nunca tentei quebrá-lo. Não é impossível, pois já vi sistema usando o HandProt que foi craqueado. Mas eu não sei o nível de dificuldade.
Eu conheci o Congado (da Alma Informática, SNE) e sei que ele usa o HandProt. Gostaria de saber dos usuários de Congado (e outros protegidos pelo HandProt) se eles já tentaram contato com a Squadra. A Squadra, sediada em Belo Horizonte, tem plenas condições de resolver este problema para o usuário (resetando remotamente o número de instalações para que o usuário possa instalar em outro computador).
Não que a Squadra tenha obrigação de fazê-lo, mas um pouco de boa vontade seria muito bom para a imagem da empresa.

Vou ver o que eu consigo em relação ao HandProt. Se é possível quebrá-lo sem ter que passar noites acordado :). Assim que eu tiver novidades eu posto aqui.

Abraço!

44 comments:

Anonymous said...

Falei ontem com a Squadra. Eles me informaram que sem uma determinada senha que a Alma Informática definiu, é impossível resetar o HandProt. Nao sei se a Squadra está de má vontade, ou simplesmente se recusa a resetar o Handprot por algum motivo legal.
Grato
Eduardo Amil

Alexandre Caldas Machado said...

É uma pena que a forma mais fácil e racional de resolver o problema não possa ser aplicada.

De qualquer forma, não vejo como crackear o HandProt viole algum direito de uma empresa (como a Alma Informática) que não existe mais e deixou os usuários sem poder utilizar um software pelo qual pagou. Neste caso, o crack é mais do que justificado.

Anonymous said...

Concordo.. o único problema é q eu nao entendo nada de programação, cracks e similares...Mas que nós usuarios do Congado merecemos uma bela crackeada desse programa, isso merecemos sim...
Grato
Eduardo

Alexandre Caldas Machado said...

Olá Eduardo.

Você tem a imagem dos disquetes de instalação do Congado? Se tiver e me enviar eu não prometo craquear a instalação, mas eu prometo dar uma olhada e te dizer.
Nunca fui usuário do Congado, mas tenho meus motivos pessoais para não gostar do que a Alma Informática fez com seus usuários. Se eu conseguir craquear o sistema, eu deixo aberto para os usuários fazerem o download. Não custa tentar ;-)

Abraço

Anonymous said...

Boa Noite Alexandre,

Eu acho q eu tenho a ultima atualização completa do Congado sim.. eles enviavam por email.Vou caçar aqui e te envio. Seu email deve estar no blog né.. Caso contrario me diga pra qual quer q eu mande.
De qualquer forma, muito obrigado.
Eduardo

Anonymous said...

Nao achei o teu email nao.. mas o meu é eamil@globo.com
Manda o seu email pra mim por favor, q te mando os arquivos do Congado todos.
Abs
Eduardo

Anonymous said...

Pessoal estou consultando um advogado especializado em direito do consumidor , sobre o caso do Congado / Handprot. Caso alguem mais se interesse, favor deixar um aviso aqui.
Abs
Eduardo Alves

_Raver said...

Dizem que o software BOLETOPRO 2.0 da Neo Interativa (www.neointerativa.com.br) possui essa proteção. Não é justo, comprei a licença e me vi obrigado a comprar outra, toda vez que formatar o computador.

unn4m3D_BR said...

O HandProt é bem fácil de tirar a validação dele e, se não é crime, vamos tirar .. ;D rs

Alexandre Caldas Machado said...

@unn4m3D_BR:

Legal não é. Porém questiono a legalidade e a moralidade de uma empresa que cria um software, protege-o contra cópia e instalações e sai do mercado sem deixar rastro, deixando seus usuários à ver navios. Quebrar o HandProt no caso do Congado é mais do que justo, afinal os usuários pagaram pelo sofware e não conseguem mais usá-lo.
Se já quebrou o HandProt neste caso, deixe seu email que entro em contato.

Fernando said...

Alexandre, eu acho que tenho o arquivo de instalação do congado, se ninguém tiver te enviado ainda me diga se email que eu envio. meu email é fernandokde@gmail.com

Anonymous said...

eu tenho o cd de instalação versão 8.0, se puder ajudar so mandar um email. tonymaluco@hotmai.com

Anonymous said...

Acho ingenuidade, achar que mesmo se a empresa squadra tivesse condições de resetar o software o faria, primeiro por questões legais, obviamente, mesmo um software de uma empresa que faliu pode estar sob proteção da lei. Segundo pela imagem que a empresa que fornece segurança tem que ter perante os clientes que usam seu produto.

Não sei o que esta empresa Alma informatica fez, se ela faliu ou o que, mas se houve um prejuizo coletivo as pessoas podem e devem acionar meios legais para serem ressarcidas, ainda que isto custe tempo e desanime, é preciso que o brasileiro aprenda um pouco exigir direitos.

Agora alheio a estes problemas, as pessoas precisam largar de serem manés na hora de comprar licença de software. Se estão comprando software proprietário devem estar cientes dos riscos e colocar na balança relacionando com o investimento aplicado, se o fornecedor é confiável, o tempo de vida de um software, e parar de comparar pequenos programadores e pequenas empresas com coorporações como microsoft, adobe, autodesk etc...

Ainda que este congado seja quebrado, se ele foi descontinuado, a médio (ou quem sabe curso) prazo acabará obsoleto como ocorre com muitos softwares, daí os usuários vão reclamar os fontes do programa para atualiza-lo?

Devido o software não ser um produto "material" as pessoas e empresas o compram com a sensação de que adquiriu algo eterno, depois acabam passando noites atrás de um crack...

Alexandre Caldas Machado said...

@Anonimo:
Permita-me discordar de você amigo. Não é questão de ingenuidade e o problema não é comprar software de pequenas empresas. Software para controle de gado (Congado) não é desenvolvido pela Microsoft, IBM ou Totus. O mercado é muito restrito para atrari GRANDES empresas. Ou seja, ou você mantém sua fazenda como nos anos 1950, ou investe em software de pequenas empresas.
O objetivo de crackear o software é permitir ao menos uma sobrevida ao sistmea informatizado que está na empresa, e quem sabe viabilizar a migração dos dados para um outro software.
Não acredito que alguém pense em manter o Congado rodando indefinidadmente...

Abraço!

Anonymous said...

Alexandre, mantenho a posição de que é ingenuidade achar que a squadra participaria disto, tanto que a resposta que nosso amigo ai obteve foi uma esquiva. Existem contratos a serem respeitados, leis a serem consideradas. Você acha mesmo que a squadra se meteria nisto pra satisfazer clientes de clientes, se arriscar quebrar contratos e leis e ter processos em suas costas? É este ponto que chamo ingenuidade.

Quanto as demais colocações, até concordo com algumas e outras não, mas ainda assim acho que a maioria das empresas não sabem comprar licença de software, mesmo estes contrapontos que você sugere são aspectos que devem ser analisados previamente para se saber dos riscos, ter um plano B é indispensável.

Carlinhos said...

Olá Alexandre,gostaria de saber se você tem alguma solução para que possamos utilizar os componentes da Squadra( Sculptor.bpl ) para compilar com as versões mais recente do Delphi.

Obrigado pela atenção,

Carlinhos
carlinhos.info@ig.com.br

Alexandre Caldas Machado said...

@Carlinhos
O Delphi tem uma particularidade: Uma versão não pode utilizar units já compiladas (arquivos .dcu) de versões anteriores. Isto vale para todas as versões exceto o Delphi 2007 que manteve compatibilidade binária com a versão anterior, o 2006.
Com isto você não é capaz de utilizar nenhum componente em uma versão posterior do Delphi a não ser que possua os fontes COMPLETOS.
Nunca usei o Sculptor, mas a Squadra sempre vendeu seus componentes desta forma: Incluía os fontes mas algumas units chaves não eram incluídas (como as que cuidavam da proteção contra cópia, por exemplo). Desta forma, futuramente o cliente ficaria invariavelmente a ver navios.

Conselho de quem desenvolve com Delphi há 15 anos: NUNCA, mas NUNCA mesmo, utilize um componente de terceiros se não tiver os fontes COMPLETOS.
Abraço

Carlinhos said...

Alexandre, obrigado pela atenção e pela dica.

Só para constar solicitei até a compra apenas dos fontes dos componentes uma vez que não há mais interesse da Squadra continuar com a ferramenta, mais até hoje nem uma resposta conclusiva foi dada.

carlinhos.info@ig.com.br

unn4m3D_BR said...

@Alexandre

Se não for contra a lei e tiverem precisando de ajuda, podem me encontrar no e-mail: unn4BR@gmail.com, tinha esquecido desse post, por isso to respondendo só hoje, forte abraço.

unn4m3D_BR

Sidnei said...

Tenho o cd de instalação se tu quiser te mando.
Vamos liberar essa joça pq precisamos trabalhar.

Até.

Anonymous said...

Boa noite a todos, cuido do ti de uma empresa que utiliza o congado, achei esse post hoje, e gostaria de saber se alguem achou alguma solução para o problema? email: jricardosoares@hotmail.com
Obrigado;

Unknown said...

Ola Alexandre eu tenho a versao demo do congado e gostaria de saber como eu faço ela ficar full

obrigado

unn4m3D_BR said...

Estou esperando o envio de um para meu e-mail para eu analisar .. :)

Anonymous said...

Se puder me enviar como faço para tirar essa proteção do system builder meu e-mail é alan@diretriz.net

Edmur said...

Eu digo que é facil derrubar o Hand Prot, eu sei como. A Squadra deveria ter autualizado o seu sistema e não simplismente ter abandonado após o Vista e o Sevem. Digame o que prcisa.
edmurmarlene@ig.com.br

Edmur said...

Eu digo que é facil derrubar o Hand Prot, eu sei como. A Squadra deveria ter autualizado o seu sistema e não simplismente ter abandonado após o Vista e o Sevem. Diga-me o que precisa.
edmurmarlene@ig.com.br

Anonymous said...

Olá, gostaria de saber se alguém ja destravou o CONGADO. Meu HD deu problema em 2009 e só então descobri que a empresa havia fechado. Um absurdo a empresa deixar seus clientes sem qualquer recurso. Afinal o software foi comprado.
Tenho uma cópia de instalação.
obrigada

Edmur said...

Para que ta querendo o congado da alma, é só usar aversão demo que é a mesma coisa. Só sei que roda e instala até a versão Windows XP e anterior, não roda no vista e sevem.

Edmur said...

Segue link do Congado http://www.4shared.com/file/iG-9f2hu/Congado833.html

Aproveitem.

Leonardo said...

Entendi certo mesmo?
Edmur, este é o arquivo que resolve nossos problemas?
Vou testar aqui...

Bruno Borges said...

Tenho uma solução para o problema como CONGADO da Alma informatica se interessar 92058128

Guilherme Colodetti said...

Bruno Borges,
qual o DDD do seu telefone.

Luiz Ferro said...

Olá, Amigos!
Acompanhei esta conversa e tb estou com problemas com o Congado.
O meu pc que estava com ele instalado e deu pau na placa mãe.
Tentei baixar a versão que o Edmur liberou pra download, mas dá erro na hora de abrir.
Alguém possui alguma solução?

Luiz Ferro said...

Guilherme, o DDD do Bruno é 016, e o email é borgesbruno@hotmail.com.br. Estou tentando contato com ele tb.

Unknown said...

Tem uma outra versão do Congado para quem quiser testar.
http://www.4shared.com/rar/_Nr6BQlz/congado75.html?

Edmur

Anonymous said...

Pessoal como vi que muitos aqui tem problemas com hand-prot e programas protegidos com ele posso ensinar a vocês como crackear o hand-prot e gerar as chaves full, quem quiser só postar aqui.
Eu quebrei a proteção do hand-prot a muitos anos atrás mas nunca coloquei na internet por motivos éticos, mas como a empresa descontinuou o produto creio que não terá problemas lançar isso na internet.

Dumon said...

manda pra mim como crackear o handprot, por favor ugente...

zepelims@gmail.com

muito obrigado

Unknown said...

Bom dia, vcs podem me dizer porque ao instalar o system builder só da esse erro direto : falha ao ajustar dados para 'DisplayName'

Anonymous said...

Me gustaria ayudarlos con HANDPROT / CONGADO / ANY SWOFTWARE.

Pequeños costos, solamiente bitcoins, listo?

Envía tu e-mail abajo.

Unknown said...

Se alguém puder me ajudar com o sistema do Congado mandar os arquivos de instalação e se alguém já conseguiu gerar senhas Fuul, ficarei agradecido...
Meu email é giilsondsc@gmail.com

Fabiano de Souza said...

Preciso do contato com os donos do System Builder, para tentar negociar os fontes, por favor alguém pode me ajudar
+55 12 98270-9008

Anonymous said...

A proteção do Hand-Prot é simples de crackear, ja fiz no passado se alguém ainda usar algum sistema com Hand-Prot (acho difícil), só enviar aqui que tento ajudar.

Lucas said...

Boa tarde, pessoal. Tudo bom?

Estou com o mesmo problema em relação a um software protegido pelo handprot.
Demorei pra descobrir que o programa foi protegido por esse software.
Tem um software antigo que estou tentando instalar para o sogro de um amigo meu.
O programa é de 2006, mas teve 10 anos de garantia e a empresa hoje nao existe mais.
Gostaria de saber se para burlar a proteção, devo crackear o executável ou o .dll pois quando eu descompacto o arquivo, aparece, o programa não está autorizado a operar neste disco.

Unknown said...

Poderia me ajudar nesse procedimento?