Tuesday, November 6, 2007

SystemBuilder da Squadra

A empresa Squadra, de Belo Horizonte, há alguns anos era muito conhecida entre os desenvolvedores Delphi. Era parceira Borland e criava ferramentas para desenvolvimento Delphi como por exemplo o SystemBuilder.

Bem... até hoje está lá no site deles para vender o SystemBuilder versão 3.x, para Delphi 5, 6 e 7. O demo que tem para download é 3.2. O software é protegido contra execução não autorizada, cópia, etc pelo HandProt, outra ferramenta da Squadra.

Um conhecido meu tem um sistema que se utilizou o System Builder para ser desenvolvido e me pediu para estudar a possibilidade de EVOLUÇÃO do sistema. Putz... que arapuca! Como a Squadra parou de desenvolver o SystemBuilder (não há versão para IDE superior ao Delphi 7), e também não tornou o fonte aberto (está aí uma boa idéia pessoal da Squadra!), não há como migrar o sistema para BDS 2006 por exemplo sem ter que reescrevê-lo.

Outra chatisse do SystemBuilder é sua proteção contra cópia. Se você tem um computador desktop e um notebook, prepare-se: Ou compre duas licenças ou use somente um deles. Nos idos de 1997 quando a Squadra vendia o SystemBuilder ainda vá lá. Mas hoje??

Resumo da ópera: Resolvi pegar os .dcu do SystemBuilder e, digamos, dissecá-los, para não dizer disassemblá-los!
Descobri duas coisas bem interessantes: O HandProt me pareceu bem escrito, com segurança redundante, proteção contra debugging, etc. Já o SystemBuilder... Só precisa de um patch de 6 bytes em 1 DCU e voilá! Não que eu tenha feito isto, certo?

Em breve vou detalhar como é feito isto.

Caros leitores, mais sobre Squadra, System Builder e Handprot aqui:

11 comments:

Anonymous said...

Ola pessoal, alguém pode me enviar o instalador do System Builder Demo, preciso acessar alguns arquivos e perdi minha cópia da instalação, Obrigado !

dapaz2010@yahoo.com.br

Anonymous said...

Alexandre Machado, gostei muito do seu blog. Gostaria que entrase em contato comigo, pois estou com uns probleminhas com o congado(gerenciador de animais....voltado a pecuaria). Acredito que possa me ajudar, se nao for muito encomodo entre em contato comigo. geanbt@terra.com.br

Bruno Borges said...

Eu tenho uma solução para aqueles que tem problemas com a proteção do Congado, posso reinstalar em vários S.O. se alguém interessar 92058128

Bruno Borges said...

ah o DDD é 016

João said...

Alexandre, você tem algum e-mail que possamos tirar algumas duvidas sobre o system builder?

Alexandre Caldas Machado said...

João, você pode me contactar pelo meu email alex7691 at gmail dot com.

Fabiano de Souza said...

Fonte do System Builder para evolução, alguém topa fazer uma proposta para squadra

Frederico Franco said...

Olá, Alexandre!
Seu Post é antigo, mas tenho a esperança de que você ainda possa fazer contato comigo. Me deparei com um Sistema bem grande (com fontes em Delphi 4!) e que possui algumas telas em System Builder. Você comentou sobre a possibilidade de um patch de 6 bytes em uma DCU... É possível? Gostaria de saber mais a respeito para poder me livrar dessa prisão!

Fabiano de Souza said...

Fonte do System Builder para evolução, alguém topa fazer uma proposta para squadra

Cláudio said...

Estou nesse mesmo dilema migrar para no mínimo Delphi 7, mas se houver a possibilidade para outras versões do Delphi, podemos fazer uma proposta.

Fabiano de Souza said...

Galera, vamos unir forças e bancar o desenvolvimento de um componente parecido com o System Builder, para Delphi 10 - 32 e 64bits, para firedac, quem topa ?

quem quiser amadurecer esta idéia mando um email: contato@metroscience.com.br